terça-feira, 14 de abril de 2009

Do inconsciente e suas maravilhas


"A beleza será convulsiva ou não será"
Andre Breton



SURREALISMO, sm. Automatismo psíquico puro pelo qual se propõe exprimir, seja verbalmente, seja por escrito, seja de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausência de todo controle exercido pela razão, fora de toda preocupação estética ou moral.(BRETON, André, Manifesto do Surrealismo, pg. 10)


O Surrealismo foi um movimento revolucionário, artístico, cultural e literário que surgiu logo após a Primeira Guerra Mundial.
No início do século XX a Europa estava no auge cultural e científico, mas com o deflagar da Guerra, sua cultura entra em colapso devido à instabilidade econômica e social. Como conseqüência começam a surgir em certos países certos regimes políticos de caráter nacionalista, o que mais tarde dará origem a outro conflito mundial.
A produção artística do século XX reflete a descrença e o pessimismo que vigoraram na sociedade no período entre- guerras.
O Surrealismo se desenvolveu primariamente do Dadaísmo. O movimento Dada começou em Zurique, na Suíça em 1916, como uma reação contra a guerra e o tradicionalismo por artistas suíços e alemães exilados na Suíça e que eram contrários ao envolvimento de seus respectivos países na guerra.


O marco inicial do Surrealismo é considerado a publicação, em 1924, do Manifesto do Surrealismo, de André Breton. O movimento procurou ultrapassar a percepção convencional e tradicional da realidade, desenvolvendo pesquisas estéticas fundamentadas nas descobertas freudianas do valor do inconsciente enquanto complemento da vida consciente e da capacidade comunicativa do sonho. Desta forma conseguem ultrapassar o niilismo redutor do Dadaísmo, procurando então associar elementos díspares, através da dissociação dos objetos dos seus contextos convencionais de forma a obter significações inesperadas.



O Sonho, Salvador Dali, 1931


O automatismo presente na produção surrealista leva à criação de imagens oníricas, aparentemente sem nexo e ligação, mas dotadas de uma simbologia e mitologia próprias, valorizando e atraindo a atenção para tudo o que antes era reprimido – o subterrâneo da modernidade, o erótico, o bizarro, a substância inconsciente da atividade mental.




Iniciado como um projeto coletivo, que uniu experimentação imaginativa à um objetivo corrente teórico e literário, o surrealismo floresceu em uma representação diversa do inconsciente psíquico, sendo assim muito calcado nas idéias de Freud e da psicanálise, recém divulgadas na Europa.
O movimento em si foi uma intervenção nas estruturas sociais, cultural e política da época, redefinindo perspectivas da sexualidade, masculinidade, imaginação e da mulher. Sua mais radical e controversa vertente artística foi visionar o corpo maternal da mulher e retratar o erótico feminino.
Em vez de reformar a persistente diferença de gênero da sociedade da época, o surrealismo admitiu a dominância masculina como uma construção social através da subjugação e exclusão. Os surrealistas aceitavam que a diferença era natural, pois ocorria como um processo inconsciente, que era percebido como primitivo e inato.

* Créditos das fotos Man Ray.

2 comentários:

  1. um dia vou sonhar igual Dali e vou ganhar dinheiro com isso ... ou não!

    = ** * *

    ResponderExcluir
  2. J'suis surrealiste aussi. Et toujours...

    ResponderExcluir